Dicas

Diabetes e qualidade de vida!

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Aqui vão algumas dicas para se viver com qualidade após diagnostico de diabetes

a) Realiza ao menos três refeições ao dia intercaladas por dois lanches um pela manhã e outro pela tarde, para assim manter a glicemia do sangue estável, sem picos.

b) Sempre procure incluir em sua alimentação legumes e verduras como parte das refeições e opte por frutas como sobremesas e lanches.

c) Mantenha o corpo hidratado, ingira ao menos dois litros de água ao dia. Não consuma líquidos nas refeições procure consumir água nos intervalos das refeições.

d) Monitore seu peso, pois o sobrepeso influência diretamente na produção de insulina pelo organismo.

e) Pratique esportes, procure fazer ao menos 30 minutos de atividade física ao dia. A prática regular de exercícios ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.

f) Ao fazer compras leia os rótulos, verifique as tabelas nutricionais e a lista de ingredientes, dê preferências aos que apresentam menos sódio, gorduras e açúcar.

g) Leia, para entender melhor sobre carboidratos complexos e simples e saiba quais são as melhores escolhas. Carboidratos simples são digeridos rapidamente, o que gera um aumento da glicose muito rápido, já os carboidratos complexos são absorvidos lentamente o que gera um aumento gradual da glicemia no organismo.

h) Dê preferências a sucos naturais e a adoçantes que mais lhe agradam o paladar. O uso do adoçante não impacta na glicemia e reduz calorias.

i) Evite frituras, desenvolva o habito de ingerir as preparações assadas, cozidas ou refogadas, que possuem menos calorias e menos quantidade de gorduras.

l) Prefira alimentos integrais, que são ricos em fibras e ajudam no bom funcionamento do intestino, também auxiliam no controle da glicemia.

m) Evite consumir gorduras excessivamente , pois pacientes com diagnostico de diabetes tem mais facilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, procure incluir gorduras insaturadas na dieta, que estão presentes em óleos vegetais, azeites, frutas oleaginosas, entre outros alimentos.

n) Use temperos naturas e ervas que realçam os sabores dos alimentos e com o habito reduzem o consumo de sal, inclua o manjericão, salsa, alecrim no preparo de carnes e saladas do seu cardápio.

o) Cuide da sua saúde bucal, pessoas com diabetes são mais propicias ao desenvolvimento de bactérias, então após cada refeição é imprescindível a higienização da boca. Realizar uma boa escovação e ir ao dentista uma vez a cada seis meses é essencial.

 

Referências : https://www.finn.com.br/controle_diabetes

 

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